A minha metodologia é baseada nas dinâmicas da atividade de cada consumidor na internet, a partir daí desenvolvo uma estratégia de comunicação para o meio digital.

 

Para isso baseio-me na metodologia dos 8P’s do Marketing Digital que consiste na pesquisa sobre os hábitos dos consumidores e na criação de uma planificação estratégica. Resultando na produção das plataformas digitais e na publicação de conteúdos persuasivos aplicando a promoção nos meios digitais adequados. Depois de aplicar técnicas para aumentar o potencial da propagação passa-se para o desenvolvimento de estratégias de fidelização do cliente onde a personificação gera um relacionamento direto com o consumidor. Após medidos os resultados alcançados passamos para precisão onde se pode reajustar a estratégia em qualquer momento.

1ºP |  

O principal objetivo é a pesquisa sobre os hábitos dos consumidores na internet, permitindo criar um perfil exato do público-alvo. O 1º P assume-se deste modo como a base de toda a estratégia integrada. Esta primeira fase consiste no levantamento de dados de pesquisa com o objetivo de compreender o comportamento do consumidor. Para vender de forma eficaz precisa de conhecer profundamente o consumidor.

2ºP |  

Concentra-se na criação da planificação de uma estratégia de marketing digital especifica para a sua empresa. Fazer uma boa planificação antes de começar qualquer ação de marketing é fundamental para o êxito da presença digital da sua empresa.

3ºP | 

A conversão da estratégia de marketing digital originada pelos dois P’s anteriores numa máquina de vendas é a base do 3º P. Com a Produção inicia-se a fase da construção da plataforma digital, incluindo a criação dos acessórios que um site deve ter e a sua otimização nos motores de busca. Criação de páginas nas redes sociais adequadas.

4ºP | 

Consiste na publicação efetiva dos conteúdos persuasivos para o consumidor, seguindo as melhores práticas de SEO. Com o 4º P de Publicação chegamos à fase da divulgação dos conteúdos da empresa, integrando uma estratégia para o site, redes sociais e blogues. Todos estes veículos de comunicação da sua empresa devem conter informação relevante e útil para o consumidor.

5ºP | 

Trata da promoção certa da sua empresa na Internet através de links patrocinados de publicidade dentro do Facebook ou ainda várias outras maneiras gratuitas ou muito baratas de divulgação na web. Nesta fase poderá encontrar a melhor forma de como aproveitar o conteúdo produzido no 4º P para fazer gerar credibilidade e tráfego no seu site.

6ºP | 

Propagação é a aplicação de um conjunto de técnicas para aumentar o potencial viral do seu site aproveitando o conteúdo produzido no 4º P. Nesta fase terá que promover ao máximo a divulgação gerada pelo 5º P de forma a diminuir o seu custo de aquisição. Ações no Facebook, Twitter, YouTube e SlideShare, sem qualquer custo, poderão ser a base do sucesso da comunicação da sua marca, serviço ou produto.

7ºP | 

O principal objetivo é o desenvolvimento de estratégias fidelizando mais clientes. A personalização gera relacionamento, contato direto com o consumidor, ao contrário da publicidade, que normalmente é dirigida às massas. Uma comunicação personalizada é mais relevante, logo, atrai mais a atenção do consumidor gerando mais resultados.

8ºP | 

Executa-se a medição com precisão do tráfego e metas atingidas no site e nas redes sociais, com descrição clara dos resultados alcançados. A maior vantagem da Internet em comparação com os outros meios é a capacidade de mensuração através de resultados para uma análise contínua do posicionamento no mercado.