Porque é que o marketing digital é indispensável para as empresas e porque deve ser tratado por especialistas.

A presença no digital é imprescindível para qualquer empresa, qualquer que seja a sua dimensão.

Mas antes de continuar faço uma pergunta: o que faz antes de comprar um qualquer produto?

Provavelmente faz uma pesquisa na Internet tal como mais de 30% dos portugueses que acedem primeiro à Internet e só depois se dirigem à loja.

Porém se não está presente e os seus concorrentes estão, o que acontecerá? O cliente que já se foi cativado pelo seu concorrente provavelmente será a ele que irá comprar.

Em Portugal existem mais de 5,2 milhões de utilizadores regulares na internet, já pensou se todos vissem a sua montra. Melhor ainda se a sua montra mostrasse os produtos que procuram, já pensou nisso?

Então a sua presença no digital (internet) será essa fundamental.

E agora como consegue controlar todas as variáveis?

O marketing digital foca-se na comunicação nos meios digitais tendo em conta o aumento de trafego nos websites e nas redes sociais sendo que cada uma tem características diferentes.

Por exemplo na maior rede social, o Facebook, muitas empresas comentem erros básicos posso enumerar como exemplo 10:

  1. Não ter endereço do website na primeira linha da descrição da empresa.
  2. Confundem perfis pessoais com páginas empresariais.
  3. Não têm a informação no perfil completa.
  4. Não têm uma capa atrativa, e esta é a primeira imagem que dão da empresa.
  5. A marca não tem personalidade.
  6. Não publicam regularmente.
  7. Publicam em horários em que o seu público-alvo não está online.
  8. Publicam mais do que uma vez o mesmo conteúdo.
  9. Publicam conteúdo que não gera gostos ou partilhas, logo não aumentam o trafego.
  10. Não respondem aos comentários.

Deste modo fará todo o sentido ter uma estratégia para essa presença, deverá ser sempre dimensionada para cada tipo de negócio quer seja de hotelaria, saúde, lazer ou serviços. Mesmo que seja uma microempresa, uma PME ou uma empresa internacional.

Muitas empresas tiveram um aumento elevado de vendas desde que implementaram estratégias de marketing digital, com uma presença estruturada, coerente, sobretudo direcionada ao seu público-alvo.

É neste contexto que surge o profissional especialista em marketing digital.

Um especialista em marketing digital é um profissional que tem uma visão estratégica com capacidade analítica e criativa. Aborda os meios digitais de forma global e integrada, aplicando conhecimentos que vão desde a criação de conteúdos até à sua otimização, gestão de redes sociais, gestão de publicidade nos meios digitais, e-mail marketing, mobile marketing entre outros.

Para uma empresa este especialista é uma excelente oportunidade de gerar mais atividade, pois estará mais próximo do público-alvo acompanhando de perto a evolução do consumidor. Monitorizará todo o processo para poder atempadamente identificar os métodos que geram os melhores resultados.

Deste modo os investimentos são feitos de forma sustentada, promovendo o lucro e evitando desperdícios.

 

Pense Digital!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*